Páginas

segunda-feira, 12 de março de 2012

Telemóveis e Tumores Cerebrais: 15 razões para preocupação

Recentemente foi divulgado mais um estudo "Cellphones and Brain Tumors: 15 Reasons for Concern, Science, Spin and the Truth Behind Interphone" publicado pelo International EMF Colaborative.
Os grupos que participaram neste estudo incluem PowerWatch, EM Radiation Research Trust do Reino Unido, EMR Policy Institute, ElectromagneticHealth.org e The Peoples Initiative Foundation dos Estados Unidos. Alguns dos documentos que foram facultados pelo estudo Interphone foram igualmente usados.
O estudo teve por base a pesquisa do relacionamento dos telemóveis com os tumores cerebrais e concluiu que:
  • Existe um risco de tumor cerebral proveniente da utilização do telemóvel
  • As empresas de Telecomunicações financiaram estudos que desvalorizaram o risco de tumores cerebrais
  • As crianças têm um risco superior para desenvolver tumores cerebrais, quando comparadas com os adultos.
Consultar o Estudo

O seu conteúdo é preocupante na medida em que actualmente o telemóvel faz parte da vida de 4 biliões de pessoas em todo o mundo e os grandes prejudicados são as crianças uma vez que apresentam um risco maior de vir a desenvolver tumores cerebrais.
Um dos autores do estudo, Lloyd Morgan, encontrou aumentos significativos do risco de cancro no cérebro após 10 anos ou mais de utilização de telemóveis ou telefones sem fios. Das muitas conclusões deste cientista podem ler-se:
  • Por cada 100 horas de utilização do telemóvel, o risco de tumor cerebral aumenta em 5%
  • Por cada ano de utilização do telemóvel, o risco de tumor cerebral aumenta em 8%
  • Após 10 anos ou mais de utilização do telemóvel, o risco de tumor cerebral aumenta em 280%
  • Para os utilizadores de telemóveis que eram crianças quando começaram a usar telemóveis, existe um risco de 420% de virem a desenvolver um tumor cerebral.

Recomendo que leiam este estudo, que está numa linguagem acessível e que merece a reflexão de todos, especialmente dos pais e entidades cuja obrigação é protegerem as nossas crianças.

Na introdução do estudo estão publicadas algumas citações das quais fiz questão de traduzir duas delas:

“Hoje, mais do que nunca, a ciência detém a chave para a nossa sobrevivência como planeta e a nossa segurança e prosperidade como nação. Mais uma vez, está na altura de colocarmos a ciência no topo da nossa agenda e trabalhar para devolver à América a posição de líder mundial em Ciência e Tecnologia. Temos de ouvir o que os cientistas têm para dizer, mesmo quando é inconveniente - especialmente quando é inconveniente”
Presidente Barack Obama

O Princípio da Precaução
 
“O princípio da precaução é aplicado quando as evidências cientificas são insuficientes, inconclusivas ou incertas e a avaliação científica preliminar indica que existem fundamentos razoáveis para preocupação de que os efeitos potencialmente perigosos para o ambiente, para o homem, animais ou saúde do planeta podem ser inconsistentes com o nível de segurança mais elevado adoptado”
European Commission Communication on the Precautionary Principle 2nd February 2000

Era bom que a DGS e os partidos políticos olhassem para estes estudos e que no mínimo adoptassem o Princípio da Precaução tomando medidas públicas que protegessem os seus cidadãos.
 
Fonte: http://antenasaquinao.blogspot.com/

Revellati Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.