Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Antimatéria nos moldes de Star Trek pode existir

Domínio da antimatéria pode ser o primeiro passo para a criação de foguetes capazes de nos levar até as estrelas (Foto: Wikimedia Commons)

Por: André Jorge de Oliveira

Substância que repele qualquer objeto ao seu redor é a melhor fonte energética conhecida - na ficção científica, é utilizada para dar propulsão à espaçonave Enterprise em suas jornadas interestelares.

Obras de ficção científica se baseiam nas descobertas e possibilidades da ciência para criar cenários fantásticos e futuristas, certo? Mas e se, de vez em quando, a ciência também se inspirasse na ficção para desenvolver novas e incríveis tecnologias? Sim, às vezes isso acontece. Há pouco tempo falamos sobre uma descoberta que praticamente recria o sabre de luz de Star Wars.

Agora, cientistas da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) estão tocando um experimento que pode comprovar a existência da antimatéria, uma substância que é capaz de se mover contra a gravidade. Neste caso, dizer que ela “cai para cima” não é nem um pouco absurdo. O fenômeno ocorre porque a antimatéria gera um campo antigravitacional, pois tem carga oposta à da matéria convencional. Por este motivo, ambas se aniquilam quando entram em contato.

É extremamente difícil conseguir criar e preservar formas complexas de antimatéria, já que ela é muito instável e, ao interagir com as partículas convencionais, ambas se anulam, resultando numa profusão de energia. Os pesquisadores do CERN estão utilizando um recipiente magnético especial para preservar os átomos de anti-hidrogênio criados. A ideia é ir enfraquecendo aos poucos o campo magnético – se os átomos contrariarem a gravidade terrestre e “caírem para cima”, ficará comprovado que se tratam de antimatéria.

O aprofundamento nos estudos e experimentos envolvendo a substância são particularmente interessantes para a exploração espacial. Até agora, é de longe o método mais eficiente conhecido com a possibilidade de nos levar até as estrelas. Além de ser uma magnífica fonte de energia, ela também resolve a questão do combustível: é necessário muito pouco, mesmo para viagens interestelares.

Fonte: The Telegraph

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).